Os equipamentos elétricos destinados ao uso em áreas classificadas (equipamentos Ex), por estarem diretamente associados à segurança das instalações industriais que processam, armazenam ou transportam substâncias inflamáveis, estão sujeitos à certificação de conformidade compulsória, regulamentada pela Portaria INMETRO 179/2010.
Com o certificado de conformidade, o usuário tem a garantia que o equipamento foi testado e aprovado por um órgão independente, para uso seguro em atmosferas potencialmente explosivas. O certificado de conformidade também expressa que o equipamento foi fabricado sob um controle de qualidade supervisionado pelo órgão certificador, para que apenas sejam colocados no mercado os equipamentos que reproduzam exatamente as características do protótipo ensaiado e aprovado.
No processo de aquecimento são gerados gases que podem propiciar uma explosão, sendo necessários cuidados no projeto e fabricação. Desde o projeto até a instalação, o processo é totalmente monitorado para garantir a máxima segurança.
Trata-se de equipamentos customizados com aplicações restritas, projetos alinhados com as expectativas e necessidades das aplicações e em conformidade às normas vigentes ao processo.